Dia Internacional de Luta das Mulheres: vozes feministas para mudar o mundo

08/03/2022 |

Por Capire

Vídeo traz mensagens de mulheres que organizam o feminismo em seus territórios e regiões do mundo

Neste 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, Capire reuniu mensagens de militantes de diversas organizações e partes do mundo em um vídeo inspirador. Ruba Odeh, Jodie Evans, Siti Inayah, Zakithi Sibandze, Sophy Ngalapi, Adjoba Marthe e companheiras da Marcha Mundial das Mulheres na Costa do Marfim falaram sobre a urgência do feminismo antissistêmico, capaz de enfrentar a guerra, a violência e a exploração, e apontar novos caminhos pautados na igualdade e na liberdade.

Ruba Odeh, da Marcha Mundial das Mulheres da Palestina, denunciou que “O imperialismo na região apoia e protege o sistema patriarcal autoritário, para impedir qualquer possibilidade de construir estados independentes, fortes e progressistas”. Jodie Evans, estadunidense, ativista do Code Pink, convocou a união das mulheres contra o militarismo e a pobreza. As companheiras da MMM na Costa do Marfim defendem que os direitos das mulheres é luta primordial em todo o mundo e chamam todas a se manterem fortes na luta. Zakithi Sibandze, da Assembleia de Mulheres Rurais da Suazilândia, defende a criação de políticas públicas atentas à realidade e ao trabalho realizado pelas mulheres. Siti Inayah, da Via Campesina da Indonésia, afirmou o feminismo camponês e popular como ferramenta para enfrentar o controle das empresas transnacionais no meio rural e defender as mulheres camponesas. Ao fim, Sophy Ngalapi da MMM na Tanzânia e Adjoba Marthe da MMM na Costa do Marfim fazem um chamado a celebrar e apoiar, neste 8 de março, as lutas das mulheres populares e marginalizadas.

Vamos nos rebelar e organizar nossas fileiras. Vamos nos unir, como mulheres revolucionárias, contra o imperialismo e a injustiça. Vamos dizer não à opressão e à discriminação, e sim à justiça e à igualdade.

Ruba Odeh

O Dia Internacional de Luta das Mulheres é uma data histórica de rebeldia. Mulheres de todo o mundo vão às ruas reivindicar um mundo diferente, pautado pelo feminismo, pelo anticapitalismo e pelo antirracismo. Em 2021, publicamos uma galeria virtual colaborativa com fotos de manifestações e atividades ocorridas nessa data. Acesse!  

Vídeo por Bianca Pessoa, redação por Helena Zelic

Artigos Relacionados