Uma bandeira fincada na areia: mulheres saarauís construindo soberania

17/02/2023 |

Por Capire

Vídeo mostra o cotidiano e as histórias das mulheres que vivem em acampamento de refugiados saarauís na Argélia

No dia 18 de fevereiro as mulheres de todo o mundo se manifestam em solidariedade com as mulheres saarauís. O povo do Saara Ocidental está em luta por autodeterminação há quase meio século. As mulheres são parte dessa luta permanente e incansável. Em 1975, enfrentaram a violenta ocupação de seu território pelo Marrocos e, desde então, constroem com seu trabalho cotidiano as condições de possibilidade de vida e de luta em cada uma das regiões que habitam.

A Marcha Mundial das Mulheres e o portal Capire estão profundamente comprometidos com a luta das mulheres saarauís por independência e autodeterminação sobre seu território. Mais do que uma declaração, esse compromisso deve se concretizar em visibilidade dessa luta, em pressão para que nossos países reconheçam a República Árabe Saarauí Democrática e atuem pelo fim da ocupação marroquina.

Quais são as histórias das mulheres que foram expulsas de sua terra natal e que até hoje resistem? Quais são as experiências e expectativas daquelas que nasceram como refugiadas? Com o objetivo de ecoar as vozes dessas mulheres, Capire produziu o vídeo Uma bandeira fincada na areia: mulheres saarauís construindo soberania”, em conjunto com a Marcha Mundial das Mulheres e a União Nacional das Mulheres Saarauís (UNMS). Nele, quatro mulheres compartilham suas histórias e nos convocam a uma solidariedade ativa.

Esse vídeo é um instrumento para fazer conhecer a luta das mulheres saarauís em cada lugar em que estamos organizadas e para ampliar a mobilização permanente pela independência do povo saarauí. “Uma bandeira fincada na areia: mulheres saarauí construindo soberania” foi legendado em português, inglês, espanhol e francês. Para ativar as legendas, clique no ícone localizado na parte inferior direita da tela.

Introdução por Tica Moreno, com edição de Helena Zelic

Artigos Relacionados