Chamado para criação de cartazes: feminismo anti-imperialista para mudar o mundo

13/03/2021 |

Por Capire e AIP

As mulheres de todo o mundo podem criar e inscrever seus cartazes até o dia 15 de abril. Os materiais selecionados integrarão uma galeria virtual feminista, a ser lançada no dia 1º de maio.

Companheiras feministas, anti-imperialistas, anticapitalistas, antirracistas! Por todo o mundo, as mulheres estão na linha de frente das resistências contra o imperialismo. As mulheres lutam diariamente contra as guerras, violências, bloqueios, invasões, ocupações. De Cuba à Palestina, da República Democrática do Congo à Índia, da Venezuela ao Saara Ocidental, as mulheres defendem a terra, o trabalho digno, a vida, as comunidades, os bens comuns, a liberdade e a soberania popular.

A história das mulheres da classe trabalhadora é de luta, organização e resistência. E essa história, que continuamos escrevendo hoje, é também uma história do feminismo. Nosso feminismo se baseia na auto-organização das mulheres para transformar todas as estruturas de exploração e dominação até que todas sejamos livres. O feminismo popular luta por uma vida sem violência patriarcal e racista, por autonomia sobre os corpos e a sexualidade, por autonomia econômica com direitos, por soberania alimentar. Enfrenta o neoliberalismo, o poder corporativo e a mercantilização da vida e da natureza, defendendo os serviços públicos, os bens comuns e a justiça ambiental. As feministas anti-imperialistas constroem no dia a dia a solidariedade internacionalista.

Somos mulheres diversas – camponesas, negras, lésbicas, sindicalistas, indígenas, urbanas, rurais, professoras, quilombolas, jovens, adultas e mais velhas, trabalhadoras – que compartilham trajetórias de organização coletiva, de lutas comuns. O feminismo anticapitalista e antirracista não fragmenta as lutas, e constrói sua força a partir da organização das mulheres em cada território, do protagonismo diverso. O feminismo é rebelde e irreverente. Cria e recria símbolos, junto com as alternativas para uma sociedade em que a sustentabilidade da vida seja o centro, com base na igualdade, na solidariedade, na liberdade, na justiça e na paz. Nomeadas de formas diversas, essas são algumas das lutas fundamentais para o feminismo que queremos retratar nos cartazes.

Para fortalecer esse feminismo revolucionário, convidamos todas as mulheres para expressar sua arte na Convocatória de Cartazes organizada em parceria pelo portal Capire, pela Assembleia Internacional dos Povos e pela Jornada Internacional de Luta Anti-imperialista. Os cartazes podem trazer ilustrações, fotografias, colagens… o importante é a criatividade e a vontade de contribuir. Com os materiais recebidos, iremos organizar uma galeria virtual internacional, que será lançada no dia 1º de maio, Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores!

Faça sua arte e envie para nós pelo formulário até o dia 15/04/2021.

Para se inspirar, deixamos aqui uma lista de textos de referência:

1. 8 de março: rebeldia e força das mulheres para mudar o mundo (com áudio em português)
2. Ocupação colonial e patriarcado na Palestina: entrevista com Ruba Odeh
3. Mulheres cubanas organizando a solidariedade e o anti-imperialismo
4. A luta camponesa na Índia, por uma perspectiva feminista (com áudio em inglês)

Artigos Relacionados