Juntas, Construímos: Escola de Organização Feminista dos Bálcãs

19/08/2022 |

Por Marcha Mundial das Mulheres na Região dos Bálcãs

Mulheres da região dos Bálcãs compartilham experiências em dois dias de escola feminista

Entre 15 e 16 de maio, aconteceu na Capadócia, na Turquia, o primeiro encontro da Escola Feminista da Região dos Bálcãs. Como uma das atividades que resultou da Escola Internacional de Organização Feminista Berta Cáceres (International Feminist Organizing School – Ifos), essa escola reuniu mulheres de Armênia, Albânia, Bulgária, Geórgia, Macedônia, Bósnia, Romênia e Turquia em uma experiência de troca e aprendizado. O evento foi conduzido logo após o encontro do Comitê Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, que aconteceu na capital da Turquia, Ancara. Durante a realização da escola, as companheiras se reuniram para compartilhar experiências, falar sobre a construção do movimento na região e pensar estratégias para construir economia feminista.

No primeiro encontro, o objetivo foi permitir que as mulheres se encontrassem e se conhecessem, aprendendo sobre as condições nesses países dos Bálcãs, considerando questões relacionadas à luta feminista. Como mulheres dos países dos Bálcãs, estamos próximas geograficamente, mas não sabemos muito sobre o que acontece em cada país nem como podemos criar, juntas, uma rede de solidariedade. Portanto, esse primeiro passo de nos conhecer foi um bom ponto de partida para construir relacionamentos entre grupos feministas.

Durante o encontro, a Marcha Mundial das Mulheres na Turquia compartilhou informações sobre a Ifos e o conteúdo da escola. Para ter uma visão concreta sobre os processos, organizamos sessões acerca das ideias e das ferramentas pedagógicas da Ifos. As participantes se dividiram em comitês com diferentes responsabilidades, como: comitês de animação, sínteses e facilitação, além das mulheres responsáveis pela mística. Com esse método, todas tiveram a oportunidade de participar ativamente do encontro. No primeiro momento juntas, as mulheres se apresentaram e cada grupo falou sobre questões básicas relacionadas às lutas feministas em suas próprias regiões. A sessão seguinte foi de mística, uma experiência muito nova em processos de formação, e a respeito da qual todas as participantes tiveram muita curiosidade.

O grupo da mística escolheu compartilhar canções de cada país e conversar sobre como elas se relacionam com a cultura de gênero de cada lugar. Foi uma sessão muito potente de conexão para o grupo. Nas sessões seguintes, as participantes discutiram economia feminista e formas de adaptar ou criar um novo conteúdo de formação a partir da região dos Bálcãs, com base na experiência da Ifos. Na última sessão, decidimos realizar encontros regulares e dar continuidade à Escola Feminista dos Bálcãs. Esses momentos proporcionaram alegria e intimidade, e esperamos continuar trabalhando juntas. Veja um pouco de como foi a experiência:

Introdução por Zeynep Alica
Vídeo por Marcha Mundial das Mulheres
Editado por Bianca Pessoa
Traduzido do português por Aline Scátola

Artigos Relacionados