20 anos de feminismo e solidariedade internacionalista em fotos

14/04/2021 |

Por Marie-France Benoit e Capire

A história da Marcha Mundial das Mulheres é resgatada neste livro de fotos publicado no Quebec em comemoração ao 20º aniversário do movimento

Este volume nos permitiu destacar o empenho das mulheres militantes de todas as origens e regiões do mundo e fazer uma homenagem a elas. A pesquisa de imagens e a redação são de Marie-France Benoit, membra da coordenação da Marcha Mundial das Mulheres no Quebec, e de Joane Mc Dermott, fotógrafa profissional e militante da Marcha.

Os custos da publicação foram financiados pelas autoras e todo o lucro com as vendas dos livros será doado para a Marcha Mundial das Mulheres. O livro apresenta uma grande quantidade fotografias de mulheres que participaram dos encontros internacionais da Marcha Mundial das Mulheres, momentos privilegiados que representam a longa jornada que levou à adoção da Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade (2005) e que introduzem a leitora ou o leitor à agora longa história dessa iniciativa internacional sem precedentes na história do feminismo.

O livro expõe uma visão geral dos grandes momentos dessa história e destaca a mobilização, o envolvimento e a solidariedade de todas essas mulheres militantes. É o que expressa, aliás, a dedicatória do livro, destacando que ele se dirige a “todas as mulheres e todas as militantes que resistem, incansavelmente, para criar um mundo igualitário, justo, solidário, livre e em paz!”

Despretensioso e sintético, o livro resume toda nossa história em linhas gerais. Optamos também por reduzir o volume de textos, a fim de podermos publicar o livro nas três línguas oficiais da Marcha Mundial das Mulheres: francês, inglês e espanhol.

Infelizmente, o lançamento oficial do livro, previsto para 17 de março de 2020, teve que ser adiado devido à pandemia que está assolando o mundo. Consequentemente, não pudemos fazer uma ampla divulgação dessa publicação fora do Quebec. Esperamos ainda poder realizar esse lançamento assim que as condições permitirem.

Traduzido do francês por Andréia Manfrin Alves.

Artigos Relacionados