Mulheres transformadoras em um mundo em transformação

15/01/2021 |

Por Yildiz Temürtürkan

Assista o vídeo produzido pelas mulheres de Fındıklı. Este é o primeiro episódio de uma série da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) na Turquia.

Em meio ao processo de organização da 5.ª Ação Internacional, a chegada de uma nova pandemia apresentou novas crises ao mundo, como consequência do conflito entre capital e vida que já era identificado em nossa análise no contexto das ações de 2020. No entanto, essa nova situação, que exige distanciamento e uma mobilização limitada, constituiu outro desafio para nosso movimento de ação, para que conseguíssemos nos ajustar ao novo ambiente. Conforme nossas sociedades se transformam em uma sociedade pela sobrevivência, mais do que nunca fica evidente que é vital sustentar e expandir nosso feminismo popular. Também há um processo contínuo de criação de novas ferramentas para articular lutas cotidianas locais no contexto do movimento feminista anticapitalista internacional. Nessa busca, parece que vale a pena produzir e compartilhar vídeos como ferramenta de reflexão e troca de experiências sobre nossos cotidianos em diferentes regiões, abrangendo uma variedade de temas, como práticas antipatriarcais, mudanças climáticas, bens comuns e produção de subsistência, entre outros. Isso, por si só, não tem a intenção de substituir nossas ações nem compensar a desmobilização, mas sim de dar continuidade ao processo de construção de nosso movimento, do nível local para o internacional, por meio da troca de experiências cotidianas, mesmo no contexto de confinamento e isolamento.

Este episódio — assim como outros que estão sendo propostos — é a primeira experiência da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) na Turquia e foi todo produzido por mulheres de Fındıklı, cidade no nordeste do país, perto da fronteira com a Geórgia. Por causa das restrições de mobilidade e dos problemas na conexão com a internet, as mulheres da região tiveram que filmar e editar o vídeo como atividade coletiva no processo de construção da nossa ação. É uma região onde as mulheres lideram uma luta antiga contra megaprojetos que ameaçam a terra e a água. Como ferramenta de mobilização, o vídeo contribui para melhorar a habilidade e capacidade necessárias para um movimento feminista internacional enraizado nas lutas locais.

Yildiz Temürtürkan é militante da Marcha Mundial das Mulheres na Turquia

Traduzido do inglês por Aline Scátola

Artigos Relacionados