Galeria de cartazes pelo direito ao aborto

04/08/2022 |

Por Capire e Fórum do Povo

Confira a galeria virtual realizada em parceria entre Capire e Fórum do Povo

Lenços verdes, cartazes e artes nos muros, batuques e palavras de ordem contra o patriarcado, por liberdade e autonomia. Essas são algumas das expressões das lutas das mulheres pelo direito ao aborto ao redor do mundo. A situação das mulheres que abortam é muito diferente em cada lugar: há países que legalizaram a prática e possuem políticas públicas para o aborto seguro e gratuito; há países que legalizaram o aborto apenas em algumas situações; e países que proíbem totalmente e, por consequência, criminalizam as mulheres. Em muitos lugares, as mulheres que abortam e as mulheres que apoiam as que abortam lidam com o silêncio, o risco e a clandestinidade. Por isso, o movimento feminista leva essa luta em diversos níveis, tanto impedindo retrocessos legais quanto exigindo avanços que tornem o aborto um direito, pois é fundamental para a autonomia sobre nossas vidas, nossos corpos e sexualidades. 

Capire, Assembleia Internacional dos Povos e Fórum do Povo [The People’s Forum] convocaram artistas feministas a se manifestarem pelo direito ao aborto em obras que refletem a luta das mulheres pela autonomia sobre seus corpos a partir de realidades vindas de diversas partes do mundo. Os cartazes enviados formaram esta exposição, disponível abaixo e exibida no prédio do Fórum do Povo, em Nova York. Participaram 40 artistas dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Macedônia do Norte, Bélgica, Angola, Chile, Cuba e Venezuela. 

A abertura da exibição física aconteceu em 31 de julho de 2022. Nessa data, militantes, artistas, estudantes e jovens de Nova York se reuniram para uma jornada de atividades centrada na luta pelo aborto. Sob a bandeira “Aborto livre, seguro e legal já! A justiça somos nós que fazemos!”, criou-se um espaço de aprendizado, diálogo, celebração e cura, com eventos como um painel de discussão, uma oficina sobre estratégias de organização comunitária, um evento de microfone aberto, uma atividade de serigrafia e a exibição de um filme com debate. Com a exposição artística, conseguimos ouvir vozes vindas de todos os EUA e do mundo e sentimos a inspiração necessária para continuar a luta por libertação e dignidade.

Confira abaixo todos os cartazes! Clique nos slides para vê-los com suas legendas completas ou vá para o mosaico para ter uma visão geral de todos os cartazes.

Tradução de trechos em inglês por Aline Scátola. Traduções das legendas por Aline Scátola, Andreia Manfrin e Luíza Mançano.

Artigos Relacionados