Assista Formigueiro: a revolução cotidiana das mulheres

02/02/2023 |

Por Bruna Provazi e Tica Moreno

Documentário mostra algumas das milhares de mulheres que fazem o feminismo no Brasil ser um movimento permanente, organizado e popular.

Formigueiro é um documentário de longa-metragem independente que registra histórias de luta das mulheres por seus corpos e territórios. O filme nasceu do desejo de retratar o movimento feminista popular em seu cotidiano, em toda a sua diversidade de cores, sotaques e amores. Uma viagem por 10 estados do Brasil pré-golpe que nos ajuda a pensar o país hoje.

Como as histórias de vida das mulheres se conectam com as histórias dos movimentos sociais? Como se constrói um movimento popular de mulheres? Ao longo de quase um ano, uma micro-equipe formada por jovens comunicadoras/es acompanhou a realização da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil, em 2015. Pouco tempo após as filmagens, com o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e a ascensão de Jair Bolsonaro ao poder, o cenário nacional se transformou significativamente, e o documentário ganhou uma nova dimensão. 

As mulheres resistiram e, com o povo brasileiro, derrotaram o governo fascista de Bolsonaro. Formigueiro ajuda a contar a história desse período conturbado do país, e, sobretudo, nos inspira a seguir em movimento, reacende a chama da esperança, e ecoa as vozes e propostas das mulheres sobre as transformações necessárias para libertar nossos corpos, territórios e vidas.

Do levante negro no Rio de Janeiro à resistência indígena no Mato Grosso do Sul. Do enfrentamento às mineradoras em Minas Gerais à batalha contra os parques eólicos no Rio Grande do Norte. Sete anos depois da filmagem, o horizonte pelo que aquelas mulheres lutavam parece um sonho distante. Mas os caminhos percorridos por elas apontam saídas possíveis para o Brasil.

Em 2015, na 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, nosso objetivo como movimento era fortalecer o feminismo popular e anticapitalista nos lugares em que as mulheres vivem, trabalham, lutam e sonham. Porque é a partir desses territórios concretos e desses corpos diversos que construímos todos os dias um movimento que se propõe a mudar o mundo e a vida das mulheres ao mesmo tempo.

Formigueiro é um recorte dessa construção de todo dia, das costuras que essas mulheres – nós – militantes, fazemos juntas nas situações tão diversas como são as que sustentam nosso movimento: pensando e fazendo a comida, organizando os debates e as mobilizações, ensaiando a batucada e comunicando, compartilhando cuidados, ideias e perguntas, criando estratégias de luta e práticas de transformação.

Formigueiro é um filme sobre movimento e é necessariamente coletivo – pela forma como foi feito, e também pelo tipo de feminismo que expressa. O filme, que tem direção de Bruna Provazi e Tica Moreno, foi produzido por meio de um financiamento coletivo que contou com quase 300 apoiadoras e apoiadores. Em 2019 demos início à montagem, e somente durante a pandemia, por meio de um novo apoio, o filme pôde enfim ser concretizado.

O filme foi lançado em maio de 2022 e já circulou por diferentes cantos do país, em sessões organizadas pelas militantes do movimento em cinemas, associações, universidades e sindicatos. Além das mais de 1000 pessoas que participaram dessas sessões presenciais, o filme também foi veiculado pela TVT, um canal aberto de televisão brasileiro, e participou de Festivais de Cinema em Lisboa, Portugal, e em Dalton, nos Estados Unidos.

Agora, com legendas em espanhol e inglês, Capire lança o filme para o público internacional. O documentário estará disponível nesse link até o dia 8 de março de 2023. Para assistir, clique no link abaixo, e não esqueça de ativar a legenda. Recomendamos que o filme seja assistido coletivamente, em sessões que motivem debates e mais organização feminista.

Bruna Provazi e Tica Moreno são diretoras de FORMIGUEIRO – A revolução cotidiana das mulheres.

Artigos Relacionados