Este volume nos permitiu destacar o empenho das mulheres militantes de todas as origens e regiões do mundo e fazer uma homenagem a elas. A pesquisa de imagens e a redação são de Marie-France Benoit, membra da coordenação da Marcha Mundial das Mulheres no Quebec, e de Joane Mc Dermott, fotógrafa profissional e militante da Marcha.
Os custos da publicação foram financiados pelas autoras e todo o lucro com as vendas dos livros será doado para a Marcha Mundial das Mulheres. O livro apresenta uma grande quantidade fotografias de mulheres que participaram dos encontros internacionais da Marcha Mundial das Mulheres, momentos privilegiados que representam a longa jornada que levou à adoção da Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade (2005) e que introduzem a leitora ou o leitor à agora longa história dessa iniciativa internacional sem precedentes na história do feminismo.
O livro expõe uma visão geral dos grandes momentos dessa história e destaca a mobilização, o envolvimento e a solidariedade de todas essas mulheres militantes. É o que expressa, aliás, a dedicatória do livro, destacando que ele se dirige a “todas as mulheres e todas as militantes que resistem, incansavelmente, para criar um mundo igualitário, justo, solidário, livre e em paz!”
Despretensioso e sintético, o livro resume toda nossa história em linhas gerais. Optamos também por reduzir o volume de textos, a fim de podermos publicar o livro nas três línguas oficiais da Marcha Mundial das Mulheres: francês, inglês e espanhol.
Infelizmente, o lançamento oficial do livro, previsto para 17 de março de 2020, teve que ser adiado devido à pandemia que está assolando o mundo. Consequentemente, não pudemos fazer uma ampla divulgação dessa publicação fora do Quebec. Esperamos ainda poder realizar esse lançamento assim que as condições permitirem.