Organização popular para enfrentar crises sistêmicas que comprometem a vida

19/03/2021 |

Por Karin Nansen

Leia e ouça a contribuição de Karin Nansen, presidenta da Amigos da Terra Internacional, no webinário “Desafios do feminismo popular”.

Photo/Foto: Friends of the Earth Netherlands

Hoje, mais do que nunca, são evidentes a origem e as raízes das profundas crises sistêmicas que enfrentamos, bem como a necessidade de dar resposta sistêmica a elas desde nossos povos. Vivemos uma crise estrutural que compromete seriamente os sistemas ecológicos que tornam a vida possível. Isso significa uma séria ameaça aos meios de subsistência e aos direitos dos povos. Sabemos que, quando os sistemas hídricos estão ameaçados, o direito fundamental à água também está ameaçado. Quando a biodiversidade é perdida ou quando as mudanças climáticas são exacerbadas, a produção de alimentos é ameaçada. Esses sistemas ecológicos fazem parte da nossa vida. Somos natureza e precisamos enfrentar essa crise profunda que tem sua origem em um sistema desenhado a partir da acumulação de capital. Por isso, a crise e o crescimento contínuo da desigualdade são produtos da concentração de riquezas e recursos que sofremos hoje.

Os pilares desse sistema são a exploração e a opressão que são continuamente reproduzidas, exacerbadas e fortalecidas. É um sistema de opressão, como denuncia o movimento feminista, em que o patriarcado é um pilar fundamental que passa pela exploração do corpo e do trabalho das mulheres, pela negação das mulheres como sujeitos políticos e se reforça com a exploração das classes e com o racismo. Esses sistemas de opressão têm garantido historicamente o funcionamento do capitalismo, a extração constante de recursos de nossos povos e territórios, a exploração do trabalho e do corpo das mulheres e, sobretudo, das pessoas cujos corpos carregam as opressões sistêmicas.

Um desafio que temos pela frente é: como desmontar o sistema de opressão e exploração que também se reproduz em relação à natureza? Quando falamos em atividades extrativistas, por exemplo, questionamos a constante exploração da natureza para extrair recursos e garantir esse processo de acumulação de capital.

Não há possibilidade de nos expressarmos e nos fortalecermos como sujeitos políticos coletivos se não desmantelarmos esses sistemas de opressão

Construir poder popular

Isso exige de nós em nossos movimentos o fortalecimento de sujeitos políticos coletivos, como disseram Yolanda e Sophie, nos quais as mulheres desempenham e têm historicamente desempenhado um papel fundamental como protagonistas, liderando processos de luta. Hoje, as mulheres continuam a fazê-lo em todo o mundo, liderando o processo de luta em defesa dos territórios, contra a mercantilização da natureza etc.

Esses sistemas de opressão foram fortalecidos com o avanço da direita, do fascismo, do neoliberalismo. Eles negam nossa capacidade e tentam impedir nosso desenvolvimento como sujeitas políticas. Por isso é tão importante combatê-los: porque não há possibilidade de nos expressarmos e nos fortalecermos como sujeitos políticos coletivos se não desmantelarmos esses sistemas de opressão. Essa luta que ocorre constantemente a partir de nossos movimentos. O movimento popular feminista tem desempenhado um papel fundamental, questionando a reorganização de nossas sociedades a partir do mercado, do capital e dos interesses das grandes empresas transnacionais.

As sociedades e os territórios são reorganizados para servir aos interesses do grande capital em detrimento do público e de nossos direitos coletivos. Direitos coletivos que são fruto de um acúmulo histórico de povos e movimentos – que, portanto, são questionados quando se desenvolvem crises como a da pandemia.

É preciso avançar cada vez mais na construção do poder popular a partir de uma perspectiva feminista, de classe e antirracista que nos permita auto-organizarmos e organizar nossas sociedades a partir da sustentabilidade da vida. Romper essa dicotomia entre trabalho produtivo e reprodutivo e reorganizar nossas sociedades a partir da sustentabilidade da vida, enfatizando a importância do trabalho de cuidado e de sua economia e, assim, reverter a divisão sexual do trabalho e avançar no reconhecimento e na realização da autonomia das mulheres.

Isso implica uma disputa de imaginários que nos obriga a questionar e desmantelar o discurso do ódio, o racismo, a xenofobia, a misoginia. Requer que impeçamos a reprodução continuada da violência sistêmica em nossas sociedades que, como consequência do patriarcado, é mais brutal contra as mulheres. Vemos no dia a dia como aqueles que defendem os bens comuns, territórios e meios de subsistência são perseguidas/os, criminalizadas/os e até assassinadas/os. As mulheres estão na vanguarda dessas lutas.

Tudo isso nos desafia fortemente e nos obriga a avançar em termos de organização para impedir que a reprodução constante da violência continue ocorrendo em nossas sociedades e territórios. Assistimos a uma militarização constante de nossos territórios, testemunhamos processos de bloqueio como o vivido pelas companheiras cubanas … Toda esta agressão aos povos significa o fortalecimento da opressão e o aprofundamento da crise.

A disputa pelos imaginários também envolve o modo como conseguimos recuperar o sentido do público. Estamos em um momento em que se questiona o papel do Estado em função do bem público e, assim, se fortalece o papel repressivo do Estado. Isso acontece em muitos países do mundo onde o papel do Estado na garantia dos serviços públicos foi fragilizado, especialmente aqueles que são fundamentais para a vida e os direitos das mulheres.

Não podemos renunciar à importância da esfera econômica e por isso almejamos a justiça econômica e tanto aprendemos com a economia feminista

Fortalecer as disputas dos povos

Há uma disputa na arena política da qual não podemos desistir. Devemos reivindicar a arena política como um espaço em que devemos atuar com muita força a partir da organização popular, com uma perspectiva feminista, antirracista, de classe. É uma disputa para garantir que nossos povos sejam os que definem os rumos e os sentidos da organização de nossas sociedades, e para que seja possível reverter esses processos de neocolonialismo, opressão e imperialismo. A disputa na arena política significa avançar na construção do poder popular. E significa necessariamente desmantelar o poder das grandes empresas transnacionais, que se expressa de várias formas.

Hoje vemos como a democracia está comprometida com o crescente poder dessas grandes empresas que controlam de tudo, desde as eleições até a grande mídia, que são capazes de participar e orquestrar golpes de Estado. Elas avançam no apoderamento da política e tornam-se cada vez mais impunes, violando os direitos das pessoas sem prestar contas ou enfrentar a justiça. A disputa na arena política significa conseguir romper com esse apoderamento corporativo dos Estados.

Significa também desmercantilizar nossas sociedades e a natureza, o que é o oposto do que está acontecendo hoje em dia. As empresas ganham maior controle e até se passam por quem tem a solução para a crise sistêmica que enfrentamos. Para a crise ecológica, por exemplo, as grandes empresas se apresentam com sua economia de mercado, que vem com uma “tonalidade verde”. Se a economia verde avança, avança a mercantilização de nossos territórios e de nossa sociedade.

Por isso, a disputa pelo território também se faz necessária, dada sua importância para nossos povos. A partir das organizações dos povos, vemos os territórios como espaços de produção e reprodução da vida, como espaços de luta onde podemos disputar a política, como espaços de cultura e relações sociais. Apesar disso, hoje os territórios estão sendo reconfigurados em função do processo de acumulação de capital. Isso significa que são plataformas para ações e processos destrutivos impostos por grandes empresas transnacionais e grandes grupos econômicos nacionais (as oligarquias, as classes dominantes). A disputa não é apenas uma disputa local. Temos que ver isso de uma perspectiva internacionalista, de um projeto político popular feminista, antirracista e da classe trabalhadora.

É preciso dizer que, nessa batalha de ideias, é imprescindível questionar como essa ideia de família exemplar está se reproduzindo, como se fortalece a ideia de que as mulheres devem ser boas mães, que cuidam de seus lares e que tomam conta de suas famílias, e como o Estado e o público vão sendo deslocados para fazer avançar a lógica de que tudo pode ser resolvido no nível familiar. Isso significa, mais uma vez, colocar as mulheres como suportes das famílias, em vez de permitir que se desenvolvam como sujeitos políticos. Então, também faz parte da nossa disputa.

Sabemos que nos territórios também se reproduzem formas de opressão, relações que não queremos, e é preciso fazer as perguntas necessárias a partir desses projetos políticos comuns aos nossos movimentos – por exemplo, do projeto político de soberania alimentar ou a da economia feminista. A relação com a economia é fundamental. Não podemos renunciar à importância da esfera econômica e por isso almejamos a justiça econômica e tanto aprendemos com a economia feminista, que consideramos fundamental como articuladora do nosso projeto político comum.

Faz parte da nossa luta a defesa dos serviços públicos, o cooperativismo, as novas relações sociais de produção e reprodução da vida, a recuperação do direito aos bens da natureza, mas também a outros meios de produção necessários à produção e reprodução da vida. Como reorganizar os sistemas econômicos de acordo com as necessidades de nossos povos e especialmente das mulheres, dos povos indígenas, dos camponeses, da classe trabalhadora?

a luta de todos os povos em qualquer parte do mundo é nossa própria luta

Ferramentas comuns para enfrentar a crise

É importante, daqui em diante, a disputa pelo desenvolvimento tecnológico, pois sabemos que hoje as tecnologias são expressão das relações de poder em nossa sociedade. Cada vez mais, o desenvolvimento tecnológico é marcado pelos interesses de grandes empresas que detêm poder sobre as tecnologias. Até mesmo o desenvolvimento do conhecimento científico é altamente distorcido pelo poder do grande capital sobre as tecnologias e o conhecimento. Em resposta, devemos recuperar o conhecimento de nossos povos e seu poder de desenvolver tecnologias emancipatórias e enfatizar o papel das mulheres no desenvolvimento tecnológico. Essa deve ser uma base fundamental da democracia.

No contexto da pandemia, vemos como todo o debate e controle sobre vacinas aumenta o poder de grandes corporações transnacionais, bem como sua capacidade de lucro e controle sobre nossas vidas. Todo o desenvolvimento de plataformas significa, hoje, o desmantelamento de direitos conquistados através da luta e da maior exploração do corpo e do trabalho das mulheres. A forma como lidamos com a disputa na área de tecnologia ganha ainda mais importância, dado o processo de crescente digitalização das economias – o que, neste quadro social e político, significa maior exploração da classe trabalhadora.

Para finalizar, nosso compromisso como movimentos busca construir um projeto político popular comum. É a convergência de nossas agendas políticas numa perspectiva internacionalista, integrando e desenvolvendo a solidariedade internacionalista que este projeto político emancipatório nos permite. Esta solidariedade internacionalista envolve a defesa e o apoio mútuo, mas, sobretudo, o fortalecimento de nós mesmas como sujeitos políticos em nossa luta contra os sistemas de opressão. Se há uma coisa que o internacionalismo nos ensinou, é a importância de lutar contra a opressão e a exploração em todas as partes do planeta, e que a luta de todos os povos em qualquer parte do mundo é nossa própria luta. Temos muito a aprender com a história de países, como Cuba, e com a história de nossos próprios movimentos.

___

Karin Nansen é presidenta da Amigos da Terra Internacional e integrante fundadora de REDES – Amigos da Terra Uruguay.

Este texto é uma edição da contribuição de Karin no webinário da Marcha Mundial das Mulheres “Desafios do feminismo popular”, ocorrido em 23 de fevereiro de 2021.

Traduzido do espanhol por Aline Lopes Murillo.

Artigos Relacionados