O portal Capire foi ao ar no dia 6 de janeiro de 2021, com a vontade de abrir o novo ano fortalecendo as vozes das mulheres organizadas para mudar o mundo.
De janeiro até aqui, são 3 meses de novidades feministas, de reflexões poderosas, experiências coletivas, contribuições de mulheres dos movimentos populares de todo o mundo.
Apesar das muitas diferenças, há tanto em comum entre as realidades das mulheres de diferentes regiões do mundo. E também entre as lutas das mulheres: contra o capitalismo, guerras e ocupações, apropriações de terras e violências, por uma sociedade e uma economia que coloquem a sustentabilidade da vida, a democracia e a liberdade em primeiro lugar.
Assista o vídeo com a nossa retrospectiva:
Com o poema de Judite Canha Fernandes, aprendemos que “a terra morreu de tanto lhe remexerem os bolsos”. Com Linda Kouame, que somos feitas “de carne e osso / e não de ferro e pedra”. Com Kishwar Naheed, que temos “o apoio dos raios do sol nascente”. Com Audre Lorde, que “a escuridão também / é fértil / e supera o medo”.
Articulando tantas vozes feministas, o portal Capire também é um espaço comum, fértil como uma sementeira. Unidas e em movimento, superamos o medo, e superando o medo, mudamos o mundo.
Comemore os primeiros 3 meses de Capire junto com a gente e faça parte dessa construção: acesse www.capiremov.org, leia, compartilhe com as companheiras! E comente para nós: por que o Capire é importante para você? O que você gostaria de ver por aqui?