Mulheres da Via Campesina em formação internacional: assista o vídeo

30/06/2023 |

Capire

Vídeo mostra momentos da 1ª Escola de Mulheres da Via Campesina, realizada em março deste ano

As mulheres da Via Campesina são protagonistas na luta das pessoas do campo, trazendo para o centro do debate a agenda do feminismo camponês e popular. Enfrentamento à violência, modos de vida e de trabalho, combate à fome, construção de movimento, fortalecimento da agroecologia e da biodiversidade são alguns dos eixos das contribuições das mulheres na luta internacional por soberania alimentar. Em março de 2023, aconteceu em Maputo, Moçambique, a 1ª Escola de Mulheres da Via Campesina, com a participação de cerca de 60 mulheres de 39 países e todas as 10 regiões. A atividade também faz parte da preparação para a 6ª Assembleia Internacional de Mulheres da Via Campesina, que acontecerá em novembro deste ano em Bogotá, Colômbia.

Para compartilhar as atividades realizadas durante o evento, foi produzido o vídeo “Bora trabalhar e também estudar!” que mostra momentos da Escola, incluindo oficinas de cartazes, danças e debates. No vídeo, participantes da escola de várias partes do mundo foram convidadas a apresentar, em diversos idiomas, os artigos da Declaração dos Direitos dos Camponeses e Outras Pessoas que Trabalham nas Zonas Rurais (UNDROP, sigla em inglês).

A declaração, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018, é uma conquista do movimento camponês global, e tem sido uma ferramenta política fundamental para as lutas da Via Campesina pelo reconhecimento do trabalho e dos direitos camponeses em diversos países.

“Somos as mulheres que defendem seus territórios, as mulheres que plantam e que promovem a construção da Soberania Alimentar no seu dia a dia, com certeza sairemos daqui muito mais fortalecidas para continuarmos semeando resistência em todos os nossos países e continentes”, afirmou Itelvina Massioli, da Coordenação Política Pedagógica da Escola. A escola trouxe o debate político sobre como avançar na organização e participação política das mulheres e na construção do feminismo camponês e popular internacionalmente e em cada lugar onde a Via Campesina se organiza.

Redação por Bianca Pessoa
Edição por Helena Zelic

Artigos Relacionados