O que é economia feminista? Assista às animações

28/02/2023 |

Por Amigos da Terra Internacional

Dois novos vídeos mostram princípios para a construção da economia feminista na agenda dos movimentos sociais

A economia feminista é uma resposta à atual crise econômica, ambiental e social. É uma estratégia política para transformar a sociedade e a relação entre as pessoas, e entre as pessoas e a natureza. As mulheres são sujeitos econômicos e protagonistas na luta contra o modelo econômico dominante. Com a economia feminista, transformar o sistema é possível.

A Marcha Mundial das Mulheres e a Amigos da Terra Internacional produziram dois vídeos de animação para explicar o conceito de economia feminista e seu papel na construção de uma mudança de sistema. Os vídeos buscam introduzir alguns princípios feministas com criatividade e imaginação, e também são recomendados para uso dos movimentos em atividades de formação política.

O que significa economia feminista?

A economia feminista reconhece e reorganiza o trabalho doméstico e de cuidados. Ela lança luz todo o trabalho que sustenta a vida, e todas as pessoas que o fazem – sendo a maioria delas mulheres, pessoas negras e imigrantes. A economia feminista reorganiza esse trabalho para que ele se torne uma responsabilidade compartilhada entre todas as pessoas e o Estado.

A economia feminista coloca a sustentabilidade da vida no centro. Sustentabilidade da vida significa priorizar as necessidades dos povos ao invés do lucro. Todas as pessoas são vulneráveis e interdependentes. Todo mundo precisa de cuidados ao longo da vida, independente da idade ou do estado de saúde. Os cuidados são uma necessidade humana fundamental.

Para transformar nosso atual modelo econômico, precisamos fazer da solidariedade e da reciprocidade uma prática nas nossas vidas, nos nossos movimentos e nossos esforços políticos cotidianos. A economia feminista nos lembra que a biodiversidade é fruto da relação com as povos tradicionais e seus modos de vida. Devemos respeitar o ciclo de regeneração da natureza e repensar nossa relação com a alimentação, valorizando práticas agrícolas e culinárias locais e garantindo que as comunidades tenham meios de cultivar alimentos em seus próprios territórios. A economia feminista propõe uma alternativa de sociedade construída a partir da centralidade da sustentabilidade da vida, da interdependência e ecodependência.

Edição por Helena Zelic
Traduzido do espanhol por Luiza Mançano
Idioma original: espanhol

Artigos Relacionados