Feminismo é revolução: 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres

17/07/2024 |

Capire

Acesse a galeria com fotos que mostram a organização e irreverência das mil mulheres participantes do Encontro

Mais de mil mulheres de 23 estados do Brasil se encontraram na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, entre os dias 6 e 9 de julho, para o 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres. Foram dias de elaboração, organização, cultura e mobilização. O Encontro foi marcado pela memória e os ensinamentos de Nalu Faria, lembrada a todo tempo pelas militantes de diferentes gerações.

A rebeldia feminista e popular fortalecida durante o Encontro continua com as mulheres, viajando de volta para seus territórios. As militantes saem do Encontro com a tarefa de ampliar a auto-organização feminista e construir forças para ir além da resistência e construir uma ofensiva contra o conservadorismo e a extrema direita. As militantes estão organizadas na disputa pela ampliação de políticas públicas que alterem as condições de vida das mulheres e que permitam avançar nas transformações estruturais no Brasil. Têm a solidariedade e o internacionalismo como fio condutores para a construção do feminismo popular, rumo à 6ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres.

Não há palavras para falar da alegria de ver que, sim, é possível ter  um movimento grande de mulheres feministas que constroem uma organização suficientemente estruturada, porém também suficientemente  flexível para enfrentar os novos desafios que se apresentam em um contexto tão complexo como o do nosso continente.

Alejandra Laprea, Venezuela, integrante do Comitê Internacional da MMM

As fotografias dessa galeria foram feitas por integrantes do Coletivo de Comunicadoras da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil.

Redação por Tica Moreno

Artigos Relacionados