Chamado de cartazes feministas em solidariedade às mulheres palestinas

22/02/2024 |

Por Capire

Mulheres e pessoas dissidentes de gênero podem enviar cartazes até 29 de fevereiro

Esta é uma convocatória conjunta entre o portal Capire, a Assembleia Internacional dos Povos, a ALBA Movimentos e o Utopix para cartazes feministas em solidariedade com as mulheres e a luta palestina. Convidamos mulheres e dissidentes de gênero, artistas, ativistas e apoiadores a juntarem-se a nós para mostrar solidariedade feminista com as mulheres que sustentam a vida e a luta na Palestina. 

Acreditamos que a solidariedade é um instrumento poderoso na luta pela liberdade, e é por isso que as nossas organizações denunciam a violência, a ocupação de terras, a usurpação da natureza e o genocídio que atormentam o povo palestino durante décadas. A causa palestina da autodeterminação e da liberdade é central para as lutas populares em todo o mundo. Nas ruas e nas redes de todo o mundo, cresce a mobilização por uma Palestina Livre e pelo fim imediato do genocídio que já ceifou a vida de 25 mil pessoas desde outubro de 2023.

Cerca de 70% das vítimas dos ataques israelenses em Gaza são mulheres e crianças, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. Na mídia imperialista, vemos a desumanização como estratégia para validar a ocupação israelense. Na contramão, os meios de comunicação e as organizações populares estão em mobilização constante, exigindo o cessar-fogo imediato, a responsabilização de Israel sobre seus crimes de guerra e o fim da ocupação, com o reconhecimento da soberania e autodeterminação palestina.   

Durante décadas, as mulheres palestinas enfrentaram a violência, a criminalização e a exploração dos seus corpos como armas de guerra. No entanto, sempre estiveram na vanguarda da resistência, defendendo a vida e as liberdades do seu povo, da sua terra e da sua cultura nos territórios. A sua força histórica é um exemplo para a luta feminista popular e internacionalista.

Convidamos todas e todes a compartilhar as suas expressões artísticas para reforçar o nosso apoio público à luta das nossas companheiras palestinas. Os cartazes devem ter o tamanho padrão A4 e resolução mínima de 300 pixels e devem ser enviados em formato JPG ou PNG pelo formulário abaixo, onde constam todos os requisitos técnicos. 

Artigos Relacionados