“Hera”, de Lydia Dola: música pela paz e harmonia entre os povos

29/04/2021 |

Por Capire

 

Ouça a música da queniana Lydiah Dola cantada em idioma luo.

“Hera”, a mais nova música de Lydiah Dola, é cantada na língua luo, falada por povos do Quênia, Sudão e Tanzânia. A música expressa a necessidade de uma vida de paz e harmonia. “Hera” significa “amor” em luo. “Não há nada mais importante neste mundo do que o amor. Tudo mais é só vaidade”, afirma Lydiah sobre sua música. Ela é uma compositora, cantora, guitarrista e ativista feminista nascida em Nairobi, no Quênia. 

Lydiah se inspira na vida cotidiana das pessoas do seu país para compor as suas músicas e também na luta pelos direitos das mulheres e pela natureza. “Eu gosto de contar histórias sobre o Quênia. Meu desejo é retribuir ao meu país e seus habitantes aquilo que recebo através da música. A música e a arte têm o poder de mudar as coisas”, explica. “Se eu vejo algo que não está certo e não posso ir às ruas protestar, como agora durante a pandemia, posso usar minha música para compartilhar essas mensagens”.

Além de “Hera”, Lydiah compôs e gravou outras músicas, como “SWAN Girls“, em homenagem às mulheres artistas, e “Sisters in March”, inspirada pelo lema da Marcha Mundial das Mulheres “seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”. É possível ouvir outras músicas da artista em seus canais no YouTube e no ReverbNation.

Edição por Helena Zelic

Redação por Bianca Pessoa

 

Artigos Relacionados