Esse é um chamado a solidariedade e a ação em defesa da Venezuela e da soberania dos povos latinoamericanos, contra o imperialismo. Convocamos mulheres e dissidentes de gênero, artistas, militantes de movimentos populares e coletivos expressar solidariedade feminista com o povo venezuelano que resiste ao assédio imperialista e defende sua soberania.
A solidariedade internacionalista é nosso instrumento na luta por soberania e autodeterminação dos povos. É por isso que denunciamos a nova ofensiva imperial contra a soberania e o povo venezuelano. Os Estados Unidos estão criando uma guerra no mar do Caribe e ameaçam avançar sobre o território venezuelano, forjando novamente como justificativa o combate às drogas.
Nós, os movimentos populares organizados, sabemos que o império em decadência busca recompor sua hegemonia perdida em nosso território latino-americano. Usa de vários métodos – manipulação, lawfare, sustento e impulso das forças de extrema direita – e desculpas – como novamente agora com essa invenção de combate ao narcotráfico. O objetivo é avançar os interesses das empresas transnacionais dos Estados Unidos sobre o território, especialmente para se apropriar do petróleo, dos bens comuns e da natureza, como denuncia Alejandra Laprea no vídeo abaixo.
São anos de assédio e de tentativas das mais hipócritas para conseguir mudar o rumo da Venezuela, rumo que o povo reafirma sucessivamente nas ruas e nas urnas.
A defesa da soberania da Venezuela é a defesa de toda a América Latina. As mulheres venezuelanas estão na linha de frente da resistência, sustentando a vida e a organização popular diante das sanções, bloqueios e ameaças militares. Sua força histórica é um exemplo para a luta feminista anti-imperialista e internacionalista. Defendemos a Venezuela, a América Latina e a soberania dos nossos povos contra todas as formas de intervenção imperialista.
Cartazes que vão com o povo para as ruas
Capire e Alba Movimentos convidam todas e todes a compartilhar as suas expressões artísticas para reforçar a solidariedade com o povo venezuelano e a defesa da soberania latino-americana. Os cartazes devem inspirar nossos povos a agir e assumir a tarefa internacionalista de colocar os Estados Unidos em seu devido lugar: dentro de suas fronteiras, fora do nosso território. Somos um continente de paz e assim nos defenderemos.
Especificações técnicas: Os cartazes devem ter o tamanho padrão A3 ou A4 e resolução mínima de 300 dpi e devem ser enviados em formato JPG ou PNG pelo formulário disponível em https://form.jotform.com/252995732034664.
Importante: Se você utilizar inteligência artificial em sua arte, explicite o uso na submissão.
Os cartazes submetidos serão disponibilizados para que sejam impressos e levados aos territórios e espaços de organizações populares, assim como às mobilizações anti-imperialistas nas ruas de todo o continente.
