Chamado de cartazes: pela autodeterminação dos povos e libertação do Saara Ocidental

31/01/2025 |

Capire

Cartazes serão expostos em Tindouf, na abertura da 6ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres

FAROUK BATICHE / AFP

Este é um chamado à solidariedade pela independência da última colônia na África. É um chamado à solidariedade com o povo saarauí que resiste à ocupação de seu território pelo Marrocos e luta decididamente por sua soberania.

A República Árabe Saarauí Democrática (RASD), mais conhecida como Saara Ocidental, é uma região do noroeste da África que faz fronteira com a Argélia (a leste), com a Mauritânia (ao sul), o Marrocos (ao norte) e o Oceano Atlântico (a oeste). Essa região esteve sob domínio colonial espanhol entre 1884 e 1976, sendo ocupada em seguida pelo Marrocos e pela Mauritânia. E assim tem testemunhado a luta pela independência do povo saarauí, primeiro contra as potências coloniais e depois contra os países ocupantes há mais de 50 anos.

“Embora tenham de viver em condições extremamente difíceis, as mulheres saarauís estão lutando pela independência e pelo direito de autodeterminação do povo saarauí, por um lado, e por outro, já estão formando a sociedade democrática do futuro”, declara documento da MMM. Denunciamos a ocupação histórica do território saarauí, as violências enfrentadas pelo seu povo e o apagamento da sua história e cultura. Defendemos que a organização popular e a solidariedade internacional são fundamentais na luta contra as guerras e o imperialismo.

A solidariedade feminista é um pilar da Marcha Mundial das Mulheres que, em 2025, realiza sua 6ª Ação Internacional. O fim das ocupações, no Saara Ocidental e na Palestina, está no centro dessa ação, cujo lema é “Marchamos contra as guerras e o capitalismo, defendemos a soberania dos povos e o bem viver.

A abertura da Ação Internacional acontecerá no dia 8 de março, nos acampamentos de refugiados saarauís em Tindouf, na Argélia. Convidamos mulheres e pessoas dissidentes de gênero, artistas, ativistas e coletivos apoiadores a se unirem a essa mobilização mundial de solidariedade feminista com as mulheres que sustentam a vida e a luta no Saara Ocidental.

Alguns materiais podem inspirar a produção dos cartazes, como o minidocumentário “Uma bandeira fincada na areia: mulheres saarauís construindo soberania”, produzido pelo Capire e pela MMM, o documento de formação sobre o Saara Ocidental e as lutas das mulheres saarauís produzido pela MMM (disponível em espanhol, inglês e francês) e os diversos conteúdos em texto publicados aqui. Os cartazes submetidos serão exibidos em uma “khayma”, uma tenda saaraui, em Tindouf, durante a abertura da 6ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. Também estarão disponíveis para que sejam impressos e levados às mobilizações feministas do 8 de março em todo o mundo.

Chamamos todas e todes a compartilhar as suas expressões artísticas para reforçar o apoio público à luta das companheiras saarauís e em celebração da 6ª Ação Internacional da MMM. Os cartazes devem ter o tamanho padrão A3 e resolução mínima de 300 dpi e devem ser enviados em formato JPG ou PNG pelo formulário abaixo. O prazo final para o envio é 25 de fevereiro de 2025.

Artigos Relacionados